REGULAMENTO

VI Gincana Nacional da Oncologia para Residentes - SBOC 2021

 

As Gincanas Nacionais da Oncologia promovidas pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) têm como objetivo disseminar conhecimento médico em oncologia clínica e integrar a comunidade de preceptores e residentes de todo o Brasil. Neste ano, a SBOC promove a 6ª edição da Gincana! Participe!


Serão exigidos conhecimentos gerais de oncologia, como diagnóstico, estadiamento e história natural da doença, mas também epidemiologia, biologia molecular e domínio sobre o tratamento dos principais tipos de tumores. O nível de complexidade de todos os casos clínicos e questões enviados aos candidatos é padronizado e todos os passos da competição são registrados on-line, de modo a garantir transparência ao longo do processo. Para obter maior sucesso na resolução dos casos, sugerimos que assista as aulas do PROC e os conteúdos do SBOC Play. Os casos clínicos são disponibilizados quinzenalmente no Site da Gincana.


Inscrição:

• Para se inscrever, o residente deve ser associado à SBOC na categoria Júnior. Caso não seja, poderá solicitar sua associação pelo Site da SBOCResidente em Oncologia Clínica não paga anuidade.

• Caso já seja associado à SBOC, a inscrição para a Gincana deve ser realizada individualmente, por meio do link.

• As informações preenchidas pelos residentes na inscrição estão sujeitas a validação pelas suas respectivas instituições e conselhos regionais.

• O telefone e o e-mail informados na inscrição serão utilizados durante a participação na Gincana, bem como para contatos referentes à premiação.

O período para inscrição na Gincana será de 17/03/2021 ao dia 18/04/2021, até as 23h59min.


Regulamento da Competição:

• Um caso clínico será apresentado a cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, às 20h.

• Para cada caso será divulgada uma pergunta por dia, ao longo da semana (de 1 a 5 perguntas).

• Ao final da semana, no sábado, às 20 h, será apresentado um vídeo com discussão do caso clínico e das questões da semana.

• Atenção: O período para interposição de recursos inicia-se após a divulgação do vídeo e encerra na segunda-feira às 23h59min, e deve ocorrer exclusivamente via site da Gincana.
Obs.: Solicitações enviadas via outros canais não serão avaliadas.

• As questões anteriores estarão disponíveis, com as devidas respostas, para todos.

• A pontuação será baseada no desempenho na participação on-line a cada pergunta, considerando o tempo para a resposta e a alternativa correta.

• A gincana será dividida em três blocos de dois meses (totalizando quatro casos clínicos em cada um) e, ao fim de cada bloco, serão anunciados os vencedores daquela fase.

• Cada residente terá acesso exclusivamente ao seu desempenho individual global.


Descrição da pontuação:

• 40 pontos – Resposta correta nas primeiras 6 h após a publicação do caso.
• 30 pontos – Resposta correta de 6 a 12 h após a publicação do caso.
• 20 pontos – Resposta correta de 12 a 18 h após a publicação do caso.
• 10 pontos – Resposta correta de 18 a 24 h após a publicação do caso.

Observação importante 1: Poderá haver alteração no intervalo de tempo para as diferentes faixas de pontuação. Caso isso ocorra, a alteração será previamente divulgada aos participantes.

Observação importante 2: Finalistas que obtiverem a mesma pontuação, configurando um empate, terão o menor tempo de resposta global como critério para desempate tanto para premiação por bloco, como para a premiação global.

Em caso de dúvidas, contate a Gerente Educacional da SBOC, Fahyme Costa, pelo e-mail: fahyme.costa@sboc.org.br

PREMIAÇÃO

Classificação e Prêmios:

Apenas os 10 primeiros colocados e suas respectivas instituições terão a sua posição publicada a todos. Serão premiados somente os três primeiros colocados do ranqueamento global e os três primeiros colocados em cada bloco. Os demais participantes poderão conferir a sua posição em relação à de todos os residentes e em relação aos residentes de seu ano, mas essa informação é exclusiva (apenas o usuário terá acesso).

Ranqueamento global

1° lugar – ASCO 2022 Completo (inscrição, hospedagem e passagem)

2° lugar – ASCO 2022 Parcial I (inscrição e passagem)

3° lugar – ASCO 2022 Parcial II (inscrição)

O ASCO Annual Meeting 2022      ocorrerá em Chicago, EUA.

Ranqueamento por bloco

1° lugar – Congresso SBOC 2021 Completo (inscrição, hospedagem e passagem)

2° lugar – Congresso SBOC 2021 Parcial I (inscrição e passagem)

3° lugar – Congresso SBOC 2021 Parcial II (inscrição)

*O XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (Congresso SBOC 2021) está planejado para ocorrer na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2021, durante a III Semana Brasileira da Oncologia. Maiores informações pelas redes sociais da SBOC e em nosso site.

Premiação para preceptores:

O preceptor da instituição de residência do 1º colocado do ranqueamento global ganhará o Congresso SBOC 2021 Completo (inscrição, hospedagem e passagem).

A cerimônia de premiação ocorrerá durante o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, em Salvador, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2021.